5 instrumentos mais utilizados na Perícia Grafotécnica

Data: 15/07/2019 | Fonte: Nero Perícias

Curso de Perícia Grafotécnica EAD

Curso de Perícia Grafotécnica EAD


Muitos acreditam que o sucesso de um laudo pericial grafotécnico está relacionado à eficiência de aparelhos documentoscópicos. Já outros afirmam que o uso desses aparelhos é diferente entre o trabalho executado por um leigo ou por um técnico. Todavia, as duas teorias estão equivocadas. A competência do perito grafotécnico está totalmente relacionada à sua experiência profissional, ao seu senso crítico e a sua perspicácia. Isto é, sem uma grande dependência de instrumentos significativos para realizar seu trabalho.

Apesar disso, a utilização dos instrumentos de investigação não é afirmada como desnecessária. A ênfase é que os aparelhos amparam o profissional em relação a sua visão física, completamente distinta da visão do perito. Olhar que não influencia somente na apuração dos fatos, mas também em sua compreensão lógica, referente à junção de fenômenos.

5 instrumentos mais utilizados na Perícia Grafotécnica

5 instrumentos mais utilizados na Perícia Grafotécnica


A interpretação do perito que é valiosa, e não a quantidade e o custo dos aparelhos que o ajudam. Além de que, para a visão física ou averiguação dos conteúdos, é essencial que o profissional saiba manusear os instrumentos, qual o melhor momento para utilizá-los e quando se fundamenta o seu concurso.

Com isso, tenha conhecimento dos aparelhos mais utilizados na Perícia Grafotécnica:

I. Lentes ou lupas

São abundantemente conhecidas. Auxiliam para diminuir ou aumentar a visão. Por isso, as lentes de aumento e de redução. As lentes de aumento são empregadas quando é preciso fortalecer a visão, aumentando visualmente o tamanho dos elementos.

Há diversos modelos de lupas ou lentes, algumas são produzidas em dispositivos específicos, já outras em suportes manuais. Esse instrumento de porte manual é disposto em diversas categorias, que é capaz de ser diferenciado pelo seu grau de ampliação.

Então, as lupas ou lentes são recorridas quando se desejar ampliar uma imagem a fim de que facilite o reconhecimento de detalhes com a qualidade do desenho.

II. Ultravioleta

Os raios ultravioleta oferecem consideráveis serviços à Documentoscopia. Normalmente são aparelhos especiais, denominados como "lâmpada de quartzo" ou "lanterna de Wood". Baseia-se em um queimador de mercúrio e, através do filtro de quartzo, se deslocam os raios ultravioleta; raios esses que estão fora do espaço visível do espectro solar.

É necessária uma câmara escura para que o aparelho funcione, já que o fenômeno da fluorescência só é perceptível no escuro. A câmara é alcançada a partir da organização do ambiente em que será disposta ou com ajuda de sistemas instalados em volta da lâmpada, vedando a entrada de luz branca.

Perito Grafotécnico em São Paulo

Perito Grafotécnico em São Paulo


III. Fotografia

A fotografia estabelece um dos mais significativos processos conhecidos de ilustração e documentação das investigações periciais. Um bom profissional não utiliza somente seu discurso, ele oferece documentação e demonstração que fazem a diferença em relação à prova pericial e testemunhal.

Em distintos casos, além de oferecer ilustração das conclusões, esse instrumento se resulta em um processo técnico de exame. Contudo, a fotografia precisa ser utilizada de forma honesta e apropriada para que realmente sirva como prova.

IV. Raios Infravermelhos

Os efeitos desses raios eram normalmente examinados por meio da fotografia. Para alcançá-los, é preciso obter negativo infravermelho, que atualmente é encontrado à venda em comércios, denominado "infra-red". O alcance dos raios é admirável, uma vez que atravessam neblinas e escuridões, com boa qualidade.

Diversas questões documentoscópicas são resolvidas com a aplicação de uma fotografia do infravermelho. Como, por exemplo, casos de acréscimos, sem dificuldade de outros benefícios fornecerem ao perito de documentos.

V. Medidores

Diversos quesitos necessitam de medições individuais ou de comparação, várias só podem ser realizadas por meio de instrumentos específicos. Confira alguns dos medidores mais utilizados em Documentoscopia:

  • Medidores de espessuras: geralmente usada para papéis. Conhecidos como "esferômetros" ou "parafusos micrométricos".

  • Gabaritos: contém linhas paralelas, verticais e horizontais, desenhadas ou gravadas sobre vidro ou película que ofereçam aplicação sobre a peça.

  • Lupas com medidores internos: utilizada como ocular ou diretamente sobre o documento.

Onde contratar um Perito Grafotécnico ?

Se você precisa contratar um Perito Grafotécnico entre em contato com a Nero Perícias, uma empresa com um grupo de profissionais altamente capacitados e registrados junto ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) e que realiza seus laudos periciais conforme o padrão de formatação ABNT.

Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz Perícia Grafotécnica em todo o estado de São Paulo.


Mais notícias...