O que é uma perícia grafotécnica ?

Data: 06/11/2017 | Fonte: Nero Perícias

A letra de cada indivíduo pode ser tão única quanto as suas digitais. Essa afirmação parece um pouco drástica, porém soa melhor quando lembramos que é possível identificar judicialmente um indivíduo através da sua letra, o procedimento responsável por isso se chama perícia grafotécnica.

Esse procedimento é capaz de identificar possíveis fraudes e se torna cada vez mais recorrente tanto em situações pessoais quanto em ambientes corporativos ou legislativos.

A grafia autenticada pela perícia grafotécnica é muito ampla. Ela não identifica apenas o autor da letra, mas também detalhes como possíveis alterações, textos corrompidos e emendas. Além disso esse procedimento é capaz até de identificar se o indivíduo foi coagido com a guia da mão de outra pessoa.

A escrita de cada pessoa está relacionada ao funcionamento do seu cérebro, é justamente por isso que não há como mascarar possíveis fraudes. A primeiro momento pode ser que elas passem despercebidas, porém na análise detalhada da perícia grafotécnica é possível detecta-la.

O que consta no exame da perícia grafotécnica?

O exame dessa perícia é realizado por profissional treinado e capacitado exclusivamente para a realização desse trabalho, o perito grafotécnico. São elaborados laudos específicos os quais apontam claramente todas as características técnicas analisadas.

Caso o solicitante da perícia grafotécnica não entenda sobre o assunto não tem problema, isso não será um empecilho. Todos os resultados possuem um parecer muito claro e bem especificado.

O que é uma perícia grafotécnica

Desse modo, qualquer um que contratar esse tipo de serviço pode ter acesso ao entendimento dos exames feitos pelos profissionais, mesmo que não domine o assunto.

No exame grafotécnico é feito um estudo detalhado sobre o documento escrito por um indivíduo. Desse modo esse procedimento analisa a veracidade do mesmo, para que nenhuma fraude passe despercebida.

É possível que um indivíduo negue que tenha assinado algum tipo de documento?

Sim, é possível que uma pessoa negue que tenha assinado um documento em questão, no entanto se ela realmente o assinou é impossível que seu discurso se mantenha válido após passar por uma perícia grafotécnica.

Pesquisas afirmam que o gesto gráfico de cada pessoa recebe a influência direta do seu cérebro, ou seja, não existe a possibilidade de ser falsificado visto que é uma criação única.

Pode ser que a olho nu e sem uma investigação específica uma possível fraude não seja identificada. No entanto ela vai por água abaixo depois que os profissionais peritos grafotécnicos realizam uma análise aprofundada sobre o documento em questão.

A perícia grafotécnica é frequentemente utilizada em casos judiciais de modo que muitos advogados e promotores recorrem a esse procedimento para verificar a veracidade referente a documentos escritos pelo próprio punho.

Qual é o papel do profissional dessa área?

O perito grafotécnico é responsável por obter resultados conclusivos baseados em técnicas de análise que utilizam critérios como autenticidade, contemporaneidade e imparcialidade.

Esse profissional ter passe livre para atuar nas variadas áreas do Direito, de modo a auxiliar a justiça a esclarecer possíveis dúvidas a respeito de autenticidades gráficas, sejam elas relacionadas ao segmento familiar, trabalhista ou até mesmo cível.

No entanto, constatar se os documentos gráficos são verdadeiros ou falsos é uma tarefa difícil a qual exige muita atenção e responsabilidade. Análises detalhadas baseadas em conhecimentos teóricos e instrumentos técnicos são a chave para laudos bem elaborados e completos.

O perito grafotécnico pode recorrer a técnicas nas quais tem o direito de utilizar provas técnicas do próprio autor do gesto gráfico em questão. Desse modo, as análises serão feitas baseando se em comparativos os quais poder servir como provas que auxiliaram com precisão aqueles que utilizam o seu serviço.

O profissional responsável por realizar a perícia grafotécnica deve ser imparcial a fim de concluir seus laudos sem possíveis conclusões tendenciosas. Ele deve ter a consciência do peso da sua profissão de modo a ser sempre direto, justo e claro.

Os exames sempre são ricos em explicações, técnicas e fotos de modo a explicar o necessário e desenvolver as suas análises e conclusões. A linguagem utilizada na perícia grafotécnica deve ser de fácil entendimento para que qualquer pessoa possa entendê-la, mesmo que não tenha conhecimentos da área.

Dessa forma qualquer um que utilizar esse tipo de serviço se torna capaz de entender as análises e motivos pelos quais os peritos chegaram a conclusão explicitada em seus laudos.

Se por acaso houver quesitos no processo, o profissional deve responder a todos eles de forma clara e direta, a fim de esclarecer todas as perspectivas duvidosas, para que a verdade prevaleça e a justiça seja feita.

A perícia grafotécnica é um procedimento muito importante para investigações da veracidade de possíveis documentos escritos de forma manuscrita. Os profissionais desse seguimento possuem uma grande importância inclusive nos resultados de laudos judiciais, visto que influenciam intimamente e decisão do juiz para o desfecho do caso em questão.

Se você precisa de Perícia Grafotécnica ligue (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...