As variações do Grafismo

Data: 22/07/2019 | Fonte: Nero Perícias

A grafia de cada indivíduo sofre alterações e é desenvolvida de acordo com os períodos da vida.

A escrita não é inalterável em todos os seus aspectos. É claro que a maioria das grafias sofrem mudanças, algumas ocasionais, já outras naturais. No entanto, sempre - sem exceção, é mantido resquícios, o que estabelece a personalidade gráfica do indivíduo.

A partir da observação de escritas estudadas em distintas fases da vida, incluindo a infância, a idade madura e a velhice, e estudando também as alterações breves e as violentas, é possível compreender que sempre é encontrado algum um conjunto de características. Então, é perceptível que a escrita está sujeita a modificações durante a vida do indivíduo. Isso porque os elementos que caracterizam a personalidade de cada pessoa também sofrem alternâncias. E a grafia, que é uma das maneiras de manifestação desse caráter do ser humano, se modifica frequentemente.

As variações do Grafismo

As variações do Grafismo


Motivos que ocasionam a mudança do Grafismo

As alterações do grafismo podem ser ocasionadas por causas voluntárias e involuntárias. As voluntárias, ou propositais, são os disfarces gráficos e as imitações.

Já as causas involuntárias são naturais ou inesperadas. Estão incluídos os fatores: patológicos, físicos, emotivos, e mesológicos.

Seja quais forem estas alterações, elas são detectáveis com a perícia grafotécnica.

Motivos comuns que modificam o Grafismo

A escrita se transforma junto à pessoa. E como este tem a sua evolução habitual, a escrita, consequentemente, irá acompanhar esse progresso.

As fases que dividem a vida do ser humano são três: a infância, a idade madura e a velhice.

Na infância, o indivíduo é formado em rápidas modificações, que vão da gênese até o final da adolescência.

Já no segundo - a idade madura, o indivíduo está integralmente formado em seus aspectos físicos. Esses aspectos são mantidos durante um longo período de tempo.

A terceira e última fase, o ser humano já não possui mais o vigor corpóreo e mental.

Costuma-se indicar que a adolescência é encerrada aos 21 anos, a idade madura aos 60 anos e a velhice com a morte.

Sendo assim, a grafia acompanha essas fases. No entanto, algumas dessas fases nem são perceptíveis. Por exemplo, se a pessoa não aprendeu a escrever, não existirá a primeira fase. Já em outros casos, se ela se desabituou, após compreender a escrita, a decadência se inicia desde cedo, sem ocorrer à idade madura.

Perícia Grafotécnica

Perícia Grafotécnica


Durante a evolução do grafismo, é possível identificar o período escolar (ou aprendizado gráfico), pós-escolar, em que o indivíduo se desprende dos padrões captados, a procura da confirmação de sua personalidade.

Idade Gráfica

É improvável afirmar com confiança a idade de um escritor unicamente pelo estudo do grafismo. As alterações do ser humano não acompanham necessariamente a idade civil do indivíduo. Representam, adequadamente, a idade psicológica de cada indivíduo.

No caso de considerar certos motivos patológicos, é mais sensato compreender por meio da improbabilidade da análise da idade civil a partir da escrita.

Enfermidades que provocam a involução do grafismo, mesmo em idades não avançadas. Com isso, escritas senis podem se manifestar em grafismos de crianças. Assim como escritas realizadas por pessoas de idade avançada não apresentar sequer um indício perceptível de senilidade.

Onde contratar um Perito Grafotécnico

Se você precisa contratar um Perito Grafotécnico entre em contato com a Nero Perícias, uma empresa com um grupo de profissionais altamente capacitados e registrados junto ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) e que realiza seus laudos periciais conforme o padrão de formatação ABNT.

Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 se você estiver no interior..

A NERO Perícias oferece Assistância Técnica em processos judiciais em todo o estado de São Paulo.


Mais notícias...