avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis (ou avaliação imobiliária) é uma tarefa que requer seriedade e competência e é fundamental na determinação do valor de um imóvel. Por isso deve ser garantida por um profissional competente, com conhecimentos técnicos e específicos, que garantam a fidedignidade da avaliação.

Ela deve ser feita de acordo com as normas da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4) e por profissionais credenciados (avaliador de imóveis) ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.

Como produto da avaliação de imóveis, o perito avaliador de imóveis emite o PTAM (parecer técnico de avaliação mercadológica) ou laudo pericial.

O laudo de avaliação serve aos seguintes propósitos:

avaliação imobiliária

O laudo de avaliação serve aos seguintes propósitos:

  • Garantias bancárias;
  • Determinação dos valores para seguros (contratação de seguro patrimonial);
  • Reavaliação do ativo imobilizado (atualização patrimonial );
  • Planejamento tributário;
  • Reestruturação societária;
  • Fusão e cisão de empresas;
  • Determinação de valor locativo de imóveis (ações renovatórias e revisionais de aluguel );
  • Valores para fins gerenciais, através do fornecimento dos valores de reposição e de novo;
  • Análise de carteira de portfólios imobiliários;
  • Determinação de saldos de vida útil, fornecendo novos saldos de vida remanescentes;
  • Determinação de valores de liquidação (forçada e ordenada);
  • Absorção de prejuízos acumulados.
  • determinação de valor de compra e venda
  • regularização imobiliária
  • disputas judiciais
  • atualização patrimonial
  • inventários e partilhas
  • desapropriação de imóveis
  • assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais
  • acompanhamento de perícia
  • ações expropriatórias para fins de desapropriação
  • indenizações

Se tem necessidades no âmbito de qualquer um desses propósitos, saiba que pode contar com a experiência e competência da equipe do Nero Perícias para fazer a avaliação de imóveis.

Todos os profissionais da NERO são altamente qualificados, e todos eles dispõem da qualificação exigida para realizar essas avaliações.

Em que consiste o serviço de avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis consiste na fundamentação técnica do valor de mercado de um certo bem, ou dos direitos sobre eles, designados como intangíveis. Para proceder a esta avaliação são determinados procedimentos técnicos e normativos.

O perito avaliador de imóveis rege-se pelas leis do mercado imobiliário para determinar o valor dos imóveis. Num processo inicial, o profissional faz a comparação entre os imóveis do mesmo tipo que o que está a avaliar, dentro da mesma zona residencial. Depois faz os ajustes de acordo com fatores como a preservação, acabamentos, ou serviços que estejam próximos ao imóvel.

Bens materiais podem ser imóveis rurais, urbanos e industriais, mas também máquinas, veículos, equipamentos e até o cultivo agrícola. Já os intangíveis são o fundo de comércio, as marcas e patentes e os lucros cessantes.

O objetivo da avaliação de imóveis é determinar de forma técnica o valor de um imóvel, ou de um direito sobre ele. É uma atividade útil em diversas situações podendo ser aplicada no âmbito judicial, ou fora dele.

Algumas das situações em que é útil recorrer a avaliação imobiliária incluem inventários, aluguel, cobrança de tributos, dissolução de sociedade, seguros, estudos imobiliários, operações de compra e venda, e muitas outras.

Portanto, no caso de querer fazer alguma destas ações mencionadas, é muito importante que faça uma avaliação de imóveis de forma a conseguir fazer um negócio lucrativo e justo.

Mesmo que tenha feito uma avaliação há pouco tempo, é fundamental que a faça sempre que um novo negócio seja efetuado. Isso porque o mercado imobiliário é daqueles que mais flutuações apresenta, fazendo-se ajustes nos valores dos imóveis frequentemente. Uma avaliação atualizada pode significar mais dinheiro no seu bolso.

Esta análise pode incidir sobre diversos tipos de imóveis urbanos, como terrenos destinados para habitação ou comércio, casas, apartamentos, prédios industriais ou glebas urbanizáveis.

Como é feita esta analise

Para fazer uma avaliação de imóveis, e pelas razões apresentadas anteriormente, é necessário que o profissional conheça bem o mercado imobiliário no qual se enquadra o imóvel, mas também as ferramentas matemáticas necessárias para fazer os cálculos.

Só profissionais altamente qualificados e capazes são capazes de fazer uma avaliação correta e justa, sempre tendo em conta o mercado imobiliário atual.

Não existe um só método utilizado para fazer uma avaliação de imóveis. Como disse anteriormente, uma das possibilidades é realizar uma simples comparação direta com dados de transações de propriedades semelhantes, realizadas no mesmo período de tempo.

Posteriormente, os peritos avaliadores de imóveis fazem alguns ajustes de acordo com a própria infraestrutura. É simples perceber porquê, até porque cada imóvel é um imóvel, com acabamentos diferentes, ou estados de preservação diferentes também.

É claro que nem sempre é possível fazer esta comparação, pois muitas vezes é necessário fazer a avaliação de edifícios com caraterísticas diferentes, como prédios industriais, ou grandes prédios comerciais. Nessas situações é necessário recorrer a outros métodos de análise.

Nestes casos, a importância de contratar um profissional com grande experiência, e com um alto grau de competências e qualificações, é ainda maior. Pois só um profissional verdadeiramente experiente e qualificado poderá produzir uma avaliação de imóveis nestas circunstâncias.

Até porque estamos a falar de grandes negócios, envolvendo um montante monetário muito elevado.

Com isto não quero dizer que não necessita de profissionais qualificados para fazer avaliação de imóveis residenciais simples, como moradias, apartamentos, entre outros.

Sempre que quiser fazer uma avaliação correta, e de forma a garantir o maior lucro possível, é necessário que garanta a qualidade dos profissionais contratados.

Como fazemos a avaliação de imóveis

A Nero perícias realiza avaliação imobiliária de:

  • imóveis urbanos residenciais como casas, apartamentos, lotes (ou terrenos);
  • imóveis urbanos comerciais como salas comerciais, áreas, salões comerciais, etc;
  • imóveis industriais como armazéns e galpões;
  • imóveis rurais como fazendas, sítios e chácaras;
  • glebas com potencial de urbanização (incorporação).

A Nero Perícias faz a avaliação de imóveis em todo o Brasil, o que permite que qualquer pessoa que necessite de avaliar o seu imóvel seja capaz de garantir a qualidade dos serviços, contratando a NERO.

A Nero Perícias Garente que a sua avaliação será feita com todos os intrumentos e técnicas necessários para determinar um valor justo, além de fornecer peritos avaliadores de imóveis com um grande grau de experiência e qualificações.

Ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 ou envie-nos uma mensagem para fazer um orçamento sem compromisso.

+ detalhes

perito avaliador de imóveis

A Nero perícias conta com peritos avaliadores profissionais com inscrição junto ao CNAI e CONPEJ.

avaliação imobiliária

A Nero perícias atua tanto em perícia judicial como perícia extrajudicial (assistente técnico )

perito imobiliário

Os peritos da Nero Perícias são formados em cursos nesta área e em conformidade com as normas da ABNT.

perícia

A Nero Perícias determina o valor exato de seu imóvel.

perito judicial

A Nero perícias faz avaliação imobiliárias de edifícios urbanos , rurais e industriais em todo o país.

peritos

A Nero Perícias emite laudo técnico (PTAM) de perícia e avaliação de imóveis segundo a norma NBR 14.653