Como é feito um exame grafotécnico?

Data: 29/07/2019 | Fonte: Nero Perícias

Curso de Perícia Grafotécnica EAD

Curso de Perícia Grafotécnica EAD


Descubra como funciona a análise e quais são os fatores levados em conta pelos peritos grafotécnicos.

O exame grafotécnico é executado por profissionais capacitados na área, os peritos grafotécnicos. Ocorre quando é necessário comprovar a autenticidade de documentos e assinaturas. A análise grafotécnica é eficiente em identificar qualquer falsificação manuscrita. Já que todo gesto gráfico é único, não existe assinatura alterada perfeita. Não é levada em conta somente a letra, mas também a pressão feita sobre o papel, as manchas, a velocidade, entre outros fatores.

Como é feito um Exame Grafotécnico ?

Como é feito um Exame Grafotécnico ?


Confira abaixo os elementos analisados em um exame grafotécnico:

Características GENÉTICAS

  • Momento gráfico - é o percurso do punho, em que se conduz os traços ou gramas.

  • Ataque e Remate - momento em que o autor inicia e finaliza, colocando e tirando a caneta sobre o papel. É verificada a quantidade de tinta no início e fim da escrita.

  • Pressão e Progressão - São duas forças que definem a letra: o movimento da caneta no papel gera uma progressão e pode ser localizada na horizontal. Já na vertical, é possível identificar a pressão da caneta.

Características GENÉRICAS

São os elementos característicos do processo de escrita. Distinguem-se em cada indivíduo. Confira:

  • Espaçamento - são classificados em três formas: intergramático (espaço entre traços), interliteral (espaço entre símbolos ou letras) e intervocabular (espaço entre palavras).

  • Calibre - caracterizado pelo tamanho da letra. Identificado em três tipos: grande (acima de 4 milímetros), médio (entre 3 e 4 milímetros) e pequeno (menor que 3 milímetros).

  • Valores angulares e curvilíneos - aponta o predomínio de gramas arqueados na escrita. Agrupados em guirlanda, anguloso e arcada.

  • Inclinação Axial - Inclinação do eixo gramático da letra. Sendo: sinistrógira (inclinada para a esquerda), dextrogira (inclinada para a direita) e vertical (forma ângulo de 90°).

  • Comportamento gráfico - Orientação e espaço relacionado à base de apoio. Identificados em: alinhado, ascendente, descendente, arqueado e sinuoso.

Elementos de GRAFIA

São as particularidades de cada letra.

Traços complementares - o corte do t, o pingo do i, a cedilha do ç e til (~) em cada palavra podem ser sinais que comprovam que a assinatura é ilegítima.

Perito Grafotécnico

Perito Grafotécnico


Categorias de FALSIFICAÇÃO

  • De memória: O adulterador tenta copiar o que se lembra de cabeça da assinatura. Normalmente o foco principal é nas letras maiúsculas, porque são as que mais atraem a atenção na leitura.

  • Decalque: O falsificador tem uma assinatura inédita e faz uso do método com carbono na tentativa de reproduzi-la. Geralmente contém paradas e rasuras na escrita.

  • Sem imitação: O traço é criado na hora, sem qualquer alusão a assinatura original. Geralmente realizadas em cheques.

  • Exercitada: Feita por um falsário especialista e eficaz em imitar quase todos os aspectos da assinatura originária. Em situações como essa, somente o perito grafotécnico é capaz de analisar os erros.

  • Imitação servil: O indivíduo possui a assinatura original para reproduzir, porém não tem experiência e a finaliza com tremores e rasuras.

Por isso, nessas situações, o perito é extremamente necessário para realizar a perícia grafotécnica e apresentar o laudo pericial grafotécnico detalhadamente e comprovar a veracidade do documento.

Se você precisa contratar um Perito Grafotécnico entre em contato com a Nero Perícias, uma empresa com um grupo de profissionais altamente capacitados e registrados junto ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil (CONPEJ) e que realiza seus laudos periciais conforme o padrão de formatação ABNT.

Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz Perícia Grafotécnica em todo o Brasil.


Mais notícias...