Como fazer a Avaliação de Imóveis Rurais ?

Data: 23/09/2019 | Fonte: Nero Perícias

Descubra quais são os principais fatores que influenciam o valor de uma propriedade rural

A avaliação de imóveis é realizada por um perito avaliador com o propósito de constatar o valor de uma propriedade, os direitos, as benfeitorias e os gastos para um determinado objetivo ou contexto.

Uma propriedade rural é aquela que possui aptidão quando se trata de utilização vegetal e/ou animal, independentemente do lugar em que ela está posicionada. Sendo assim, entenda um pouco mais sobre quais são os elementos que influem no valor e como é realizado o laudo de avaliação

Primeiro é preciso compreender que os imóveis rurais podem ser ordenados em três diferentes tipos de categorização. Sendo eles frutos, propriedades rurais, direitos e os elementos do próprio imóvel. Dentre esses âmbitos, existem alguns tópicos. Veja:

Como Avaliar um Imóvel Rural

Como Avaliar um Imóvel Rural


Categorização dos elementos da propriedade

  • Benfeitorias
  • Bens móveis (como animais bovinos, suínos, etc)
  • Terras (cultiváveis, cultiváveis somente em condições especiais e impróprias)
  • Máquinas e equipamentos fixados ou transferíveis (arado e colheitadeiras)
  • Veículos (como tratores e caminhões)
  • Recursos Naturais (hídricos, minerais e florestais)

Categorização da propriedade rural

Dimensão

  • Pequeno: até quatro módulos fiscais;
  • Médio: de quatro a 15 módulos fiscais,
  • Grande: superior a 15 módulos fiscais.

Exploração

  • Classificado em não explorado, lazer ou turismo, agricultura, pecuária, silvicultura, agroindustrial e misto.

Direitos

  • Ordenados em servidões, usufrutos, comodatos, etc.

Frutos

  • São as rendas coletadas, como aluguel, parcerias e arrendamento.

Métodos para efetuar a avaliação de um imóvel rural

Para que seja possível realizar a avaliação, o profissional deve seguir os tópicos abaixo:

Vistoria

Sem a inspeção do imóvel, não é possível analisar os aspectos individuais da propriedade. Essa atividade proporciona ao profissional um conhecimento detalhado da área, como características físicas, estado de conservação e declarar que o imóvel realmente existe.

É a partir da visita que o perito averigua a localidade em que está posicionado, as terras, feitos vegetais, máquinas e ferramentas, aspectos gerais, atividades relacionadas ao turismo rural, hotelaria, mineração, práticas para melhoria das terras, etc.

Sistema de parecer cabível

O sistema de averiguação que é aplicada é o papel do caráter do imóvel e do mercado consumidor, fator que deve ser explicado. Os recursos utilizados para apontar o valor de um imóvel, de seus direitos e frutos é, de acordo com a norma ABNT 14.653, um sistema comparativo de informações de mercado e método de capitalização de receita.

Em relação ao sistema para indicar o gasto de uma propriedade são: recurso comparativo de despesa e sistema de estimação de custo.

Identificação das considerações

As avaliações têm de ser devidamente individualizadas em relação ao seu apoio (comprometimento da atividade investigativa) e a sua exatidão, fator que está subordinado unicamente dos aspectos do imóvel e da demonstração recolhida.

Contrate um perito avaliador qualificado

A Nero Perícias conta com um grupo de profissionais qualificados e credenciados ao Conselho Nacional de Peritos Judiciais (CONPEJ) e Conselho Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI). Solicite um orçamento agora mesmo!

Para mais informações ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000.


Mais notícias...