Como se tornar um avaliador imobiliário

Data: 28/02/2017 | Fonte: Nero Perícias

Descubra o que é necessário para se tornar um avaliador imobiliário, e de que forma ele pode atuar dentro do mercado.

Como se tornar um avaliador imobiliário?

Antes de falarmos sobre como se tornar um avaliador imobiliário, é preciso deixar clara a função desse profissional. Enquanto o corretor de imóveis é responsável por toda a parte de negociação da venda, compra ou locação, o perito avaliador é quem faz a estimativa do valor do bem, tanto para fins comerciais quanto judiciais.

Para obter essa especialização, o profissional precisa ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do Estado de atuação, bem como o curso de Gestão Imobiliária. Uma segunda opção é realizar a especialização de Avaliação Imobiliária.

É importante ressaltar que só são aceitos cursos que tem a aprovação do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Federal dos Corretores Imobiliários (COFECI), e do Conselho Estadual de Educação.

Como se tornar um avaliador imobiliário

Uma vez realizado o curso, o corretor de imóveis já pode atuar como avaliador imobiliário. Grande parte dos profissionais trabalham de forma autônoma. No entanto, também é possível prestar serviços em empresas de avaliação de imóveis.

Quais conhecimentos o avaliador imobiliário precisa ter?

Para atuar como perito avaliador de imóveis, o profissional precisa ter um extenso conhecimento sobre o mercado imobiliário. Mais do que isso, ele precisa trabalhar de forma totalmente imparcial, prezando sempre pela ética. Um especialista em avaliação imobiliária precisa saber:

1. Tendências do setor

Um dos itens que interferem na hora da análise são as tendências do segmento. Tipos de imóveis, regiões que estão em alta, hábitos dos consumidores e etc. O profissional precisa ter um amplo conhecimento do que está bombando no setor, para conseguir ter um parâmetro de avaliação.

2. Arquitetura e engenharia

Não é necessário um curso superior nessas duas áreas, no entanto, o perito avaliador precisa ter uma noção mínima sobre a estrutura de imóveis. É por meio desse conhecimento que ele conseguirá avaliar se as condições do bem são boas, e se ele vale o valor estimado.

3. Legislação imobiliária

Existem uma série de leis que norteiam o setor imobiliário. É muito importante que o profissional esteja a par delas, uma vez que elas afetam diretamente a valorização do imóvel. Por exemplo, se o patrimônio em questão estiver localizado próximo de um aeroporto, ele terá algumas restrições em relação a reformas e construções.

Esse fator acaba afetando diretamente a avaliação. Isso porque, a falta de liberdade para modificações, pode afetar o valor do imóvel, assim como a proximidade com o aeroporto.

Esses são apenas alguns dos conhecimentos básicos que todo o avaliador de imóveis precisa ter. É preciso ter em mente que, quanto mais habilidades de avaliação o especialista tiver, mais valorizado o seu trabalho será. Por conta disso, é muito importante que ele busque o aperfeiçoamento constante, por meio de cursos e especializações.

O perito avaliador pode atuar de forma particular e pública?

Sim, uma das grandes vantagens de se especializar na avaliação de imóveis, é que o profissional tem um grande leque de possibilidades de atuação. Isso porque, ele pode atuar tanto com clientes particulares, como, também, com órgãos públicos. Entre as situações mais comuns onde o profissional é requisitado estão:

  • Levantamento de inventários;

  • Partilha de bens de herança;

  • Compra ou venda de imóveis;

  • Locação;

  • Licitações públicas;

  • Avalições para órgãos públicos

  • Laudos para processos judiciais

  • Laudos para consórcios imobiliários

  • Laudos para seguros residenciais

  • Revisão de laudos de vistoria e etc.

O especialista em avaliação de imóveis é extremamente importante, não é à toa que cada vez mais corretores tem procurado essa especialização. Além de ter um leque de atuação muito maior, o profissional que tem esse título passa a ter mais notoriedade dentro do mercado imobiliário.

Onde procurar cursos para a especialização em avaliação imobiliária?

Atualmente, diversas instituições de ensino ofertam esse tipo de formação. No entanto, é preciso lembrar que, para a especialização ter validade, ela precisa ter a aprovação dos órgãos reguladores do mercado imobiliário.

Por conta disso, uma ótima opção para quem deseja se tornar um avaliador imobiliário, é ir até o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu Estado. Nele, é possível obter todas as informações sobre as instituições liberadas para fornecer esse tipo de curso.


Mais notícias...