O que é perito imobiliário ?

Data: 07/05/2018 | Fonte: Nero Perícias

O perito imobiliário é uma pessoa capacitada para atuar como auxiliar do juízo em um processo judiciário, defendendo os interesses de uma das partes. Ele é responsável por fazer avaliação de imóveis a fim de estipular o seu valor.

Esse profissional deve trazer as evidencias técnicas que comprovem o real valor de um móvel. O perito imobiliário pode ser requisitado em várias situações.

Algumas delas são: perdas e danos, fins judiciários, inventários, desapropriação, partilhas, restruturação societária, determinação de saldos de vida útil, regularização imobiliária e muitos outros.

Então, se você não tem certeza do valor do seu bem, sente que pode estar sendo prejudicado em uma negociação ou possui um processo judicial em que o valor do imóvel é determinante para o sucesso ou fracasso, você deve procurar um perito avaliador de imóveis (ou perito imobiliário).

Quem pode ser um perito imobiliário?

Para que você seja um perito imobiliário é necessário ser corretor de imóveis ou tecnólogo em gestão imobiliária e deverá ter registro no CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis - que é o órgão que regulamenta e fiscaliza essa profissão.

Com isso, você será capaz de fazer um curso para ser tornar um perito imobiliário. O curso deve ser feito em uma instituição que seja aprovada pelo conselho Estadual de Educação e que tenha reconhecimento do Conselho Federal dos Corretores imobiliários (COFECI).

O conteúdo do curso é baseado em conceitos que garantam a aquisição de conhecimentos necessários para realização das atividades práticas, de forma simples e fácil.

Depois que o curso estiver concluído, você deverá se registrar no CNAI - Cadastro Nacional de Avaliadores de imóveis e assim, poderá começar a atuar nessa profissão.

O que é perito imobiliário ?

Quais são as áreas de atuação para o perito imobiliário?

São muitas as áreas que um perito imobiliário pode atuar. O seu papel principal é avaliar o valor de um imóvel e estabelecer um laudo com as justificativas que o fizeram chegar a esse resultado.

Dentre as principais áreas de atuação, destacam-se:

  • Avaliação de imóveis para empresas

  • Avaliação de imóveis para órgãos públicos

  • Avaliação de imóveis particulares

  • Avaliação de imóveis para consórcios imobiliários

  • Avaliação de imóveis para patrimônio - Partilhas, inventário, divórcio, etc.

  • Avaliação de imóveis de mercado para bancos

  • Avaliação de imóveis de bens para Penhora

  • Assistente técnico judiciário.

Essas são algumas das áreas que o perito imobiliário atua.

Perito imobiliário capacitado

É muito importante que você escolha um perito que seja capacitado para que você não tenha prejuízos futuros. Ele deve ter competência técnica, serenidade e um instinto de detetive.

A ética e honra do perito são características fundamentais para a avaliação. Por isso, escolha profissionais que passem confiança e segurança e que sejam capacitados.

Uma sugestão é a Nero Perícias. Conte com a experiência e competência dessa equipe para fazer a perícia do seu imóvel.

A Nero Perícias faz avaliação em todo o País, por isso, solicite seu orçamento sem compromisso através do site www.neropreicias.com.br ou pelos telefones: (11) 2829 - 8767, (11) 98366 - 6518, (17) 3021 - 9200 e (17) 99712 - 6600.

Toda equipe segue a norma da ABNT NBR 14.653 para fazer a realização da perícia e todos os profissionais são capacitados. É muito importante exigir pessoas que tenham capacitação para essa finalidade.

Agora você já sabe o é que um perito imobiliário e tudo mais sobre o assunto. Se você gostou, não deixe de comentar e compartilhar para todas as pessoas.


Mais notícias...