O que é uma avaliação de imóveis ?

Data: 30/10/2017 | Fonte: Nero Perícias

A Avaliação de imóveis é algo muito sério que exige competência e eficiência. Ao realizar esse tipo de atividade o profissional responsável por essa tarefa precisa estar sempre atualizado ao mercado pois existem algumas variáveis que influenciam na avaliação e consequentemente no seu resultado final.

O principal objetivo desse segmento é determinar quanto vale um imovél ou qual o seu valor de direito sobre ele. Isso tudo empregado em situações diferentes, seja no âmbito pessoal ou até mesmo judicial como em casos de inventários, quebra de sociedade, hipotecas, seguros, entre outras situações.

A avaliação de imóveis é realizada por profissionais capacitados os quais podem avaliar diferentes bens como casas, apartamentos, prédios de indústrias, salas comerciais, terrenos ou até mesmo um comércio.

Qual é a maneira correta de se fazer a avaliação de imóveis?

O valor de um imóvel vai variar de acordo com os aspectos de mercado que caracterizam esse tipo de propriedade. Para se fazer a avaliação é ideal que uma comparação seja realizada, a qual vai analisar imóveis semelhantes ao que está sendo avaliado e quais os seus dados de transação atualizados.

A avaliação de imóveis feita por técnicas de comparação baseia-se em uma análise feita com base nos dados registrados relacionados a imóveis comparáveis ao que está sendo avaliado. É importante que os avaliadores analisem se os valores condizem com o mercado atual.

No entanto, quanto os imóveis são singulares esse tipo de método não se aplica, como pode ocorrer com grandes prédios industriais ou comerciais. Nesse caso, é importante que outros métodos de avaliação sejam utilizados.

O que é uma avaliação de imóveis

Caso não exista propriedades aptas para comparação, outros métodos podem ser empregados como o de Custo de reprodução ou renda residual. Dessa forma será possível buscar bases para calcular o valor por meio de outras evidências.

Quando se diz sobre avaliação de imóveis automaticamente se pensa em valor. No entanto poucas pessoas pesquisam a fundo sobre o que caracteriza esse tipo de definição. Apenas a partir do momento em que se compreende esse tipo de fenômeno é que o profissional do ramo se torna apto para buscar dados de quantificação.

O que define valor?

O valor de uma propriedade é relativo as variáveis do mercado, técnicas e ambiente em que está inserido. Já o preço dela se relaciona a situação em que o negócio se encontra e quais os interesses comerciais e pessoais de ambas as partes as quais visam negociar.

Em outras palavras, o valor do imóvel é apontado com base nas comparações de mercado, enquanto o seu preço é influenciado por uma série de fatores externos relativos as partes envolvidas no negócio em questão.

O valor será um dado único, independente de qual seja o objetivo da avaliação. Ele corresponderá ao preço que seria estabelecido em um mercado onde há concorrência perfeita.

Já o preço possui muitas variáveis as quais vão ser determinadas com base na negociação em si e os seus agentes. Ele também pode receber influência de atividades externas como alterações de legislações, campanhas publicitárias e até mesmo mudanças na situação econômica do país.

Por que recorrer a avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis se faz extremamente importante antes de disponibilizar alguma propriedade para negociação. Ao contratar esse tipo de serviço é possível se alcançar dados claros e reais sobre o valor dos bens requeridos.

Além disso, a avaliação de imóveis também se faz necessária e obrigatória em alguns casos, sendo prevista pela lei. Isso pode ocorrer em situações como de peritagens conciliatórias ou até mesmo reavaliações do ativo imobilizado.

É extremamente recomendado que primeiramente se busque uma avaliação correta do imóvel para que posteriormente, a partir dos dados coletados, seja possível coloca-lo para locação ou até mesmo venda.

É importante que a avaliação seja feita sempre que um novo negócio for iniciado, independentemente do imóvel ter sido avaliado a pouco tempo. Isso ocorre devido a inconstante flutuação do mercado imobiliário o qual apresenta frequentes ajustes em um curto espaço de tempo.

O que o profissional do ramo deve saber?

O profissional responsável por fazer a avaliação imobiliária é o perito avaliador de imóveis e deve estar apto a realizar atividades que envolvam ferramentas matemáticas baseadas em cálculo e também questões relacionadas ao mercado do seguimento.

É muito importante que o avaliador seja capacitado para realizar as métricas e comparações de propriedades, analisando o mercado imobiliário e todas as suas variáveis. Esse profissional possui uma grande importância nas etapas de um negócio, logo deve realizar um bom trabalho.

Muitos indivíduos contratam o serviço desses profissionais para que consigam bases dos valores da propriedade em questão, para que dessa forma consigam se basear nesses números e consequentemente elaborar qual sera o preço do imóvel.

A avaliação de imóveis é muito importante para que se chegue a métricas corretas ao realizar a negociação de uma propriedade. No entanto deve ser realizada por profissionais capacitados da área.

Se você precisa Avaliar um Imóvel ligue para (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior.


Mais notícias...