Perícia Grafotécnica na verificação de autenticidade em textos e assinaturas

Data: 03/07/2017 | Fonte: Nero Perícias

Ideal para identificar crimes como assinaturas falsas, escrituras fraudulentas e cheques que foram adulterados, a perícia grafotécnica é uma solução para a determinação de autoria de assinaturas ou textos. Cada indivíduo possui uma forma única de escrever e, por isso, quando as falsificações acontecem, é possível descobrir através de diversas metodologias, como análise do ângulo de ataque, calibre ou evolução, entre diversas outras, que determinada assinatura não foi feita por aquela pessoa.

Por se tratar de uma análise minuciosa, esse tipo de perícia é sempre realizada por um especialista na área: o perito grafotécnico. Para atuar como tal, esse profissional deve ter uma formação em Grafoscopia, que é a parte da Documentoscopia - área que estuda o grafismo a fim de identificar a autoria gráfica, a autenticidade ou a falsidade em relação às assinaturas e textos. O perito em grafotecnia pode atuar na esfera Judicial, quando é nomeado pelo juiz, ou na Extrajudicial, quando é solicitado, por exemplo, por uma empresa.

Perícia Grafotécnica na verificação de autenticidade em textos e assinaturas

Ficou curioso? Que tal saber mais sobre como funciona a Perífica Grafotécnica na determinação de autoria de assinaturas ou textos? Continue lendo esse artigo e confira todas as informações que preparamos para você!

Veja abaixo:

O que é Grafoscopia?

Parte da área de Documentoscopia, a Grafoscopia trata-se do ramo que estuda a autenticidade de assinaturas e textos para fins de verificação judicial ou extrajudicial. Dessa forma, as perícias grafotécnicas, por exemplo, vêm sendo importantes para desvendar mistérios, como é o caso de cheques com assinaturas falsificadas e documentos adulterados. Através de metodologias que envolvem o estudo da escrita, esse tipo de perícia é essencial para identificar a autoria de diversos tipos de crimes.

Para identificar fraudes e adulterações em documentos, como escrituras, cheques e acordos, é preciso levar em consideração diversos aspectos técnicos a fim de comprovar esses tipos de crimes. Os magistrados, por sua vez, não têm conhecimento suficiente para estabelecer se se trata de uma falsificação, ou não, e por isso é que precisam do auxílio de peritos técnicos para que cheguem a uma conclusão e tenham convicção em relação à sentença apresentada.

Perícia Grafotécnica: o que é e para que serve?

Baseadas na comparação e no confronto, as perícias grafotécnicas são análises realizadas por peritos especializados na área de Grafoscopia. Ao contrário do que muitos imaginam, essas perícias são avaliações que exigem um grande conhecimento técnico e científico do perito grafotécnico, haja visto que os mecanismos utilizados para fraudes e adulterações, atualmente, estão cada vez mais refinados, modernos e difíceis de ser descobertos.

Portanto, para poder atuar como um perito em grafotecnia é imprescindível que esse profissional tenha formação na área. Requisitado todos os dias por juízes, promotores e advogados, é um especialista essencial, como dito anteriormente nesse artigo, para desvendar crimes e mistérios, que, normalmente, envolvem a falsificação de documentos e assinaturas. Embora ainda não haja um curso de Perito Grafotécnico com aprovação do MEC, é exigido que o profissional tenha esse certificado para poder atuar na área.

Se você precisa periciar alguma assinatura ou texto, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos grafotécnicos credenciados junto ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz perícia grafoscópica em todo o Brasil.


Mais notícias...