perito grafotécnico

Um perito grafotécnico pode ser bastante útil se pretende identificar a vericidade de assinaturas, cheques, escrituras, entre tantos outros documentos. Contratando os serviços destes profissionais, garante que não mais será enganado, assegurando a veracidade de todos os compromissos feitos.

A NERO Perícias possui uma equipe de peritos grafotécnicos altamente capacitados que atuam tanto na esfera judicial, como extrajudicial. O trabalho de um perito grafotécnico é essencial em diversas situações, como:

  • Para identificar assinaturas fraudulentas;

  • Comprovar que um cheque foi adulterado;

  • Identificar escrituras falsificadas.

perito grafotécnico

Entre tantas outras situações que possam decorrer de uma negociação, a contratação de peritos grafotécnicos é fundamental para que todos os trâmites legais sejam cumpridos, sem dúvidas, e sem demais problemas.

Contratar os especialistas certos faz toda diferença. Para que você tome uma boa decisão, nas próximas linhas explicaremos o que é a perícia grafotécnica e no que consiste o trabalho de um perito grafotécnico.

Compreendendo a Perícia Grafotécnica

O trabalho de um perito grafotécnico assenta no pressuposto que o gesto gráfico de cada pessoa é único. A escrita de cada pessoa evidencia sinais individuais que tornam sua escrita identificável. Ou seja, não existem duas pessoas que tenham exatamente os mesmos traços ao escrever, por muito que eles treinem a caligrafia de uma outra pessoa.

Os peritos grafotécnicos conseguem perceber esses traços, analisando alguns parâmetros, e estão qualificados para poder afirmar se a pessoa que assinou, ou escreveu, é a que realmente se diz ser.

Alguns desses parâmetros que diferenciam a escrita de cada pessoa são: o calibre, o ângulo de ataque, e a evolução. Com base nessa informação é possível afirmar a validade uma determinada assinatura.

Um perito grafotécnico pode trabalhar em duas esferas principais: extrajudicial e judicial.

  • Perícia Extrajudicial – Sempre que o perito é contratado por um cliente particular, para analisar uma assinatura ou um documento, está atuando na esfera extrajudicial. Isto quer dizer que o valor da perícia não tem valor no Tribunal, servindo apenas para uma resposta a um particular.

  • Perícia Judicial – Quando o perito é nomeado por um juiz, ele se torna perito do juízo. No âmbito judicial, os peritos grafotécnicos podem também ser contratados pelas partes do processo, podendo contrariar o laudo apresentado pelo perito judicial. Quando os peritos são nomeados pela parte são designados assistentes técnicos e apresentam um parecer técnico.

Ao operar no âmbito da perícia judicial, o perito deve ter certeza absoluta sobre o resultado que está a apresentar, já que seu laudo será uma ferramenta importante para auxiliar o magistrado em sua sentença. Esse é um trabalho de elevada responsabilidade que exige muito profissionalismo, rigor e atenção.

Não nos podemos esquecer que os laudos de um perito grafotécnico servirão de base para o julgamento em tribunal, e eles têm de garantir que a sua análise está correta, ou poderão levar a um erro grave de juízo, prejudicando uma das partes em relação a outra, e principalmente, prejudicando a verdade dos fatos.

Dessa forma, torna-se essencial que o laudo pericial grafotécnico resulte em conclusões inequívocas, devendo sempre ser claro e objetivo.

perito grafotecnico

Como Trabalham os Peritos Grafotécnicos

Através de um trabalho minucioso, o perito grafotécnico consegue identificar diversos tipos de adulterações: cópia, por decalque ou memorização. A documentoscopia permite determinar se um documento específico foi produzido através de elementos sobrepostos, se foi fotocopiado, ou se foi produzido através de qualquer outra técnica conhecida.

Um aspeto básico da documentoscopia, mas que é ignorado pela generalidade da sociedade é que a mesma pessoa não assina sempre de forma completamente igual.

Ou seja, você poderá fazer centenas de assinaturas, que sempre haverá alguma diferença entre elas, mesmo que quase identificável. Os profissionais sabem disso, e por isso conseguem perceber se as diferenças são decorrentes da própria pessoa, ou seja, se são diferenças que não inspirem falsificações.

Da mesma forma, quando um perito grafotécnico detecta duas assinaturas 100% idênticas, sabe que está perante uma assinatura adulterada.

Da mesma forma que diferenças significativas entre duas assinaturas em determinados parâmetros sugerem falsificação, também assinaturas iguais significam uma adulteração de assinatura.

Além de seus conhecimentos e de muita minúcia, o perito grafotécnico pode usar a tecnologia para chegar a conclusões com maior precisão. Microscópios, lupas especiais, luzes pertinentes, e equipamentos para ampliação, são alguns dos equipamentos utilizados para analisar os documentos. Usando seu conhecimento e os últimos avanços tecnológicos, o perito grafotécnico consegue apresentar resultados conclusivos, garantindo a vericidade das suas avaliações e laudos.

Os peritos são essenciais para legitimar as provas. Apenas um perito competente e devidamente qualificado tem a capacidade de gerar um laudo conclusivo e preciso, contando com fotos e explicações técnicas facultadas em uma linguagem perceptível para todas as partes.

A utilização de uma linguagem apropriada e simples é fundamental para tornar um laudo compreensível para os intervenientes no processo.

Conte Com Um Perito Grafotécnico da Nero Perícias

Tendo em conta que este é um trabalho que exige bastante conhecimento, você precisa garantir que está contratando um profissional competente, capaz de fazer uma avaliação correta dos documentos em causa.

Todos os peritos têm uma responsabilidade acrescida, principalmente por se tratar de uma avaliação de veracidade, ou não, da identidade de alguém, estando implicadas situações delicadas.

Por isso mesmo, a NERO apostou na qualidade de todos os profissionais que trabalham conosco, incluindo o perito grafotécnico, de forma a garantir que todos os laudos são feitos com a maior responsabilidade e conhecimento técnico.

Por isso, os peritos da NERO têm formação em grafoscopia pelo IBAPE e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais), o que lhes confere um grau de alta competência para realizar todos os tipos de trabalho relacionados com a áera.

A NERO Perícias realiza exame grafotécnico em todas as regiões do Brasil, garantindo que todos os cidadão residentes no país têm acesso a profissionais altamente qualificados e competentes. Por isso, se precisa de peritos para fazer a avaliação da veracidade de um documento, não hesite em entrar em contato.

Garantimos que a qualidade de todas as avaliações estão garantidas e comprovadas, confiando totalmente em todas as capacidades dos profissionais que trabalham conosco.

Se necessita de um perito grafotécnico em qualquer outra região do Brasil, contate hoje mesmo, para receber um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 .