Saiba como é feito o exame grafotécnico em assinaturas

Data: 16/07/2017 | Fonte: Nero Perícias

Curso de Perícia Grafotécnica EAD

Curso de Perícia Grafotécnica EAD


A maneira e a letra com que você escreve podem ser tão únicas como a impressão digital delas. Através do exame grafotécnico é possível identificar se a letra é da pessoa com base em outras escritas dela.

Esse procedimento está presente tanto em ambientes mais formais como tribunais, como também em locais corporativos e pessoais. Assinaturas falsas, escrituras falsificadas e cheques adulterados estão cada vez mais comuns.

Apesar de existirem muitos mitos em relação à grafia humana, é possível identificar fraudes de acordo com a escrita da pessoa. Para isso, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

exame grafotécnico em assinaturas
Exame Grafotécnico em assinaturas


De que forma é feito o exame grafotécnico?

Para fazer a identificação da grafia de alguém é preciso analisar diversos fatores. Na caligrafia existe algo conhecido como imagem condutora formal. Esta imagem é a maneira que a pessoa acha que as letras têm que parecer.

A escrita é feita a partir de movimentos da mão que são realizados por meio de impulsos que o cérebro dá para orientar a condução do traço. A imagem desse registro fica impressa no cérebro, que comanda a mão para executar.

Por esse motivo a grafia de uma pessoa fica diferente da outra, pois duas pessoas podem tentar fazer o mesmo gesto, mas o cérebro não vai enviar a mesma ordem.

O resultado pode ficar parecido, mas não idêntico a de outra pessoa. Para chegar ao resultado final da escrita, existem vários fatores que influenciam na imagem.

Alguns deles são os tipos de tinta usada, idade da pessoa que está escrevendo, qualidade e firmeza do papel e condições psicológicas na hora da escrita.

Tudo isso pode afetar a maneira como as palavras são escritas e é a partir desses detalhes que é possível captar as peculiaridades de cada um.

Com isso, é possível observar também que duas letras um pouco diferentes podem pertencer à mesma pessoa.

Se duas assinaturas são exatamente iguais, provavelmente uma é falsa. Porque quem pensou em falsificar irá atentar-se somente com o visual.

Resultado pericial

O profissional responsável pelo exame grafotécnico, o perito grafotécnico, só deve dar um resultado quando tiver certeza absoluta, pois isso pode afetar muitas coisas. O objetivo é sempre agir de forma correta e imparcial.

Um processo nunca pode ser concluído baseado na semelhança das letras, pois quando alguém falsifica algo, a primeira coisa a fazer é imitar o aspecto visual da escrita. Por isso o exame grafotécnico é realizado, para ir mais além do visual.

Caso haja algum questionamento é preciso que o perito responda todos de maneira mais clara e objetiva possível.

Perícia Grafotécnica São Paulo
Perícia Grafotécnica São Paulo


O profissional da perícia grafotécnica pode utilizar a tecnologia como apoio para dar maior precisão, como o uso de lupas específicas, luzes especiais, microscópio, equipamentos de ampliação, etc.

Os peritos são os olhos da prova, mas não são tão comuns aqui no Brasil. Por isso, a grafoscopia deve ser cada vez mais estudada para ajudar a solucionar as questões de forma correta e sem injustiças.

Viu como é feito o exame grafotécnico?

Se você precisa contratar Exame Grafotécnico, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos grafotécnicos credenciados junto ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz perícia grafotécnica em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...