Data: 22/02/2021 | Fonte: Nero Perícias
Está precisando de uma avaliação de imóvel? Descubra agora o que é e como é elaborado um Laudo de Avaliação de Imóveis.
Você quer vender, comprar ou mesmo precisa de uma comprovação mercadológica para questões judiciais. Para estas e tantas outras situações, é imprescindível ter um laudo de avaliação de imóvel, seja um apartamento, casa, terreno, prédio comercial ou industrial e tantos outros.
Trata-se de uma das etapas mais importantes de todo o processo de comercialização de imóveis, inclusive quando se há a necessidade de buscar financiamento nas instituições financeiras.
Este laudo precisa ser produzido por um profissional devidamente qualificado, isto porque se faz necessário seguir regras e critérios pré-estabelecidos em norma reguladora, para que o referido documento seja considerado válido.
Mas como é elaborado um laudo de avaliação de imóveis? Quais informações constam neste laudo? Este é o assunto deste artigo. Confira.
O que é exatamente um Laudo de Avaliação de Imóveis?
Ele é na verdade um relatório detalhado que é emitido por um perito ou avaliador e tem como finalidade principal estipular o valor real de mercado de um determinado bem imóvel.
A elaboração desse laudo é muito importante para se assegurar uma boa negociação entre as partes. É comum que imóveis negociados por pessoas físicas tenham seus preços estipulados, na maioria das vezes, pela própria demanda.
Por outro lado, o laudo de avaliação imobiliária não leva em consideração apenas esta demanda e sim uma série de itens técnicos que serão verificados, conferidos e aferidos, segundo norma reguladora.
Por isso deve sempre ser elaborado por profissionais capacitados, tanto por seus conhecimentos específicos como pela própria experiência que este avaliador/perito tem no mercado imobiliário. As normas reguladoras que estamos falando são as da ABNT (NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4).
Em quais situações este laudo será necessário?
Como já dito, inclusive, esse relatório vai assegurar a negociação de bens imóveis à ambas as partes, o que com certeza trará maior tranquilidade para estas.
Mas é preciso sinalizar, no entanto, que ele pode ser necessário em outras inúmeras situações, como forma de garantir o justo estabelecimento dos valores mercadológicos do patrimônio que está sendo avaliado.
Confira algumas destas situações:
Ações Judiciais: revisões de aluguel, impugnações, contra laudos, inventários, entre outros. Aqui, tanto o proprietário do imóvel como o seu advogado podem fazer uso deste laudo;
Gestão empresarial patrimonial: geralmente solicitado em cisões de empresas, fim de sociedade, liquidação de empresas, entre outros;
Alienações fiduciárias: ele é muito solicitado quando da necessidade de financiamento junto a bancos e outras instituições financeiras, servindo de penhora ou garantia de empréstimo. O laudo confirmará o real valor do bem;
Desapropriações: comumente solicitado pelo poder público para que se possa determinar com maior exatidão o valor da base tributária.
Como fazer um laudo de avaliação de imóvel
Antes da elaboração do laudo, o perito avaliador precisa saber e definir muito bem alguns requisitos essenciais, como:
O objetivo da avaliação: para venda, locação, alienação, assistência jurídica, etc.;
Identificação do imóvel e descrição do mesmo;
Verificar pré-medidas;
Determinar previamente qual será a metodologia utilizada na avaliação.
Este avaliador precisará seguir alguns trâmites e para tanto precisa ter os conhecimentos técnicos necessários, além de conhecer bem toda a movimentação de preço no mercado imobiliário.
Além disso, tal profissional precisa ser credenciado junto ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários), tendo como órgão regulamentador o COFECI em sua resolução 1.066/07.
Como produto de sua avaliação de imóveis, será emitido PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica ou laudo de avaliação. Confira o passo a passo:
1º. Análise de Documentos
O perito terá que conferir toda a documentação do imóvel que será avaliado e verificar se há alguma incoerência relacionada ao mesmo, ou questões legais/jurídicas de impedimento. Sua conferencia levará em consideração legislações municipais, estaduais e federais, entre outros regulamentos que sejam aplicáveis.
2º. Vistoria do Bem Imóvel
Nesta vistoria o avaliador irá tirar fotos das partes externas e internas do imóvel, avaliar dados do terreno, verificar/conferir planta, diagnosticar aspectos socioeconômicos bem como toda a estrutura (qualidade da construção, estado de conservação, etc.) do imóvel que está sendo avaliado.
3º. Alguns Requisitos Acessórios
É possível ainda avaliar e analisar a vizinhança, vistoria por amostragem, outros imóveis da região, tendências mercadológicas atualizadas, entre outros aspectos e circunstâncias atípicas.
Em nosso próximo artigo, inclusive, iremos falar sobre “Como fazer uma avaliação de imóvel por escrito” e é uma literatura complementar muito importante. Não deixe de ler.
Como requerer um laudo de avaliação de imóveis?
Precisa de um laudo técnico de avaliação de imóveis? Fique atenta antes de contratar uma empresa que realize estes serviços periciais, e se os profissionais possuem conhecimentos técnicos necessários, para garantir a autenticidade do laudo emitido.
Fale com a Nero Perícias e garanta a sua tranquilidade quanto à confiabilidade do laudo.
Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso através do link abaixo ou envie uma mensagem pelo WhatsApp.