Data: 28/11/2016 | Fonte: Nero Perícias
Para fazer avaliação de imóveis rurais é necessário seguir parâmetros específicos, os quais requerem um estudo aprofundado do mercado de avaliação de imóveis. Por essa razão, se necessita fazer essa avaliação, contratar um perito avaliador de imóveis é a opção mais aconselhada.
Para estar a par de como fazer uma avaliação de imóveis rurais, juntamos aqui algumas características que entram para saber o valor do bem imóvel. Vejamos!
Avaliação de imóveis rurais: Conceitos
De entre os vários parâmetros que entram para determinar o valor de um imóvel rural, podemos referir:
Contemporaneidade - corresponde ao período de tempo onde não houveram variações de valor no mercado dos dados coletados (esse período é determinado pelo engenheiro perito de avaliações).
Cultura de ciclo curto - Com uma safra ou corte único
Cultura de ciclo longo - Com mais de uma safra ou corte
Custo de fundação - montante gasto para preparação e implantação da(s) cultura(s)
Custo de formação - montante gasto na fundação e manutenção da cultura (até ao primeiro pastoreio ou safra)
Custo de manutenção - montante gasto no trato da cultura
Passivo ambiental - obrigações decorrentes de danos ambientais
Recursos naturais - recursos disponíveis no solo, sem custo de produção, mas que constituem bens econômicos (florestas, pastagens naturais, materiais de lavra, água)
Terra Nua - terra sem benfeitorias e vegetação natural
Valor da terra nua - valor da terra sem o valor das benfeitorias, apenas considerado o valor de passivos ou ativos ambientais
Componentes dos imóveis rurais
São considerados também para a avaliação de imóveis rurais alguns componentes, como:
Equipamentos e máquinas - fixos (retirados deixam de servir, como sistemas de armazenagem de grãos, canalizações, entre outros) e removíveis (podem ser relocados num outro local, como moteres estacionários, balanças, carretas, sistemas de irrigação, entre outros).
Veículos - usados para transportar pessoas, animais, ou coisas.
Semoventes - animais de rebanho que sejam patrimônio, como o gado asinino, ovino, equino, bovino, muar e caprino.
Como fazer avaliação de bens rurais?
O perito avaliador de imóveis rurais tem de proceder a uma vistoria, seguida de uma caracterização do imóvel.
São também feitas as caracterizações de ativos e passivos ambientais que possam existir, e no caso de fazerem parte do objeto de avaliação. Estes podem ser avaliados separadamente, de acordo com os critérios da ABNT NBR 14653-6.
O perito prossegue fazendo uma pesquisa para fazer a estimativa do valor de mercado, incluindo diversos dados de mercado, os quais estarão localizados em vários municípios dentro da região geocêntrica do imóvel em questão.
O perito avaliador de imóvel faz a avaliação de imóveis rurais a partir de vários métodos, os quais poderão ser: Método Evolutivo, Método comparativo direto de dados de mercado, Método da capitalização da renda, e Método Involutivo.
Esses métodos são escolhidos de acordo com a natureza dos bens em análise, e por isso requer um conhecimento profundo de avaliação imobiliária.
Na NERO Perícias você encontra peritos avaliadores qualificados, os quais têm conhecimentos sólidos em avaliação de imóveis rurais, e consequentemente são a melhor opção para quem precisa de determinar o valor do seu imóvel.
Contate-nos hoje mesmo para os telefones (17) 3021-9200 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver no interior, ou preenchendo o formulário disponível no site http://www.neropericias.com.br/contato.asp.