O avaliador de imóvel dentro das empresas de avaliação imobiliária

Data: 02/01/2018 | Fonte: Nero Perícias

É muito recorrente dentro do mercado imobiliário o questionamento sobre os valores aplicados e praticados nos imóveis nas mais diversas regiões do Brasil, já que muitas vezes os preços parecem não condizer com a realidade financeira tanto o cidadão quanto do próprio imóvel, e por isso o avaliador de imóvel é necessário.

Dentro de todas as transações imobiliárias, existe um segmento especializado que trata exatamente sobre os valores praticados dentro do mercado de imóveis, sendo o avaliador de imóvel o responsável for realizar esses laudos.

Esse é o trabalho responsável pelos peritos avaliadores, e tem como objetivo final definir o valor de mercado de algum imóvel, seja ele um apartamento, casa ou até mesmo terreno.

E através desse laudo esse profissional poderá estipular um valor determinado para o imóvel, tanto para venda, compra e aluguel.

O que faz o avaliador de imóvel

Embora muito pouco conhecido pelo público de forma geral, o Laudo de Avaliação é muito utilizado dentro do mercado, principalmente por empresas grandes, bancos e a Justiça.

As instituições financeiras recorrem para o avaliador de imóvel ou o perito avaliador para que eles criem um laudo verdadeiro que possa ser usa nas operações de concessão de crédito ou de financiamento, dentro do ajuizamento de seguros e também para a avaliação de patrimônios de órgãos públicos ou empresas privadas.

Já dentro da Justiça, o avaliador de imóvel é usado como uma ferramenta dentro dos processos litigiosos, de divórcio, herança, separação de sociedades e outras ações do tipo.

Assim quando uma pessoa está interessada em comprar ou vender uma casa por meio de algum financiamento ou outro, o avaliador de imóvel irá realizar um laudo exato para que o parecer do preço do imóvel seja finalizado.

O avaliador de imóvel dentro das empresas de avaliação imobiliária

Como é realizada a avaliação de um imóvel

A avaliação de um imóvel é feita para determinar de forma precisa o valor de mercado que determinado edifício possui, e para se ter uma noção a exatidão dessa avaliação, deve-se considerar diversas variáveis como ruralidade, urbanização, comercialização e industrialização.

Alguns outros fatores que também é determinante para que o avaliador de imóvel elabore seu parecer de forma precisa é a localização desse imóvel, o seu padrão de acabamento, o tamanho e a documentação.

Existem ainda outros índices que podem interferir diretamente sobre a avaliação de determinado imóvel, e por consequência no seu valor de mercado, sendo um universo bem extenso de diversos fatores que podem influenciar dentro da aferição desse valor de mercado.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube

Assine nosso Canal no Youtube!


Assim, para poder avaliar um imóvel á preço do mercado, esses peritos utilizam de uma metodologia técnica específica, e dentro dessa metodologia a Norma Brasileira 14.653-1 (NBR) se destaca, elaborada pela ABNT, a qual estipula todos os parâmetros e qual será o método utilizado para a cotação do preço de determinado imóvel.

Além disso outras normas também fazem parte em casos específicos, como a NBR 14.653-2 para as avaliações de imóveis urbanos, a NBR 14.653-3 para a avaliações dos imóveis rurais e a NBR 14.653-4 para as avalições de empreendimentos.

O PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica

O laudo de avaliação de imóveis feito pelos avaliadores é mensurado por várias normas e regras da ABNT, resultando em um documento de avaliação que é denominado PTAM.

Assim, nos casos de operação comercial ou então de acordo extrajudicial, esse é o instrumento que irá definir as negociações e pôr fim a qualquer desentendimento acerca do imóvel.

Já quando se pensa em litígios, o juiz irá convocar um profissional para poder atuar como perito judicial e então emitir o Laudo Pericial sobre determinado patrimônio, sendo esse o PTAM.

Assim esse laudo de avaliação irá servir como um instrumento para auxiliar na decisão do juiz e também como uma prova legal dentro do processo em questão, podendo favorecer uma das partes.

Esse é o papel do avaliador de imóvel dentro das empresas de avaliação de imóveis e também perante processos legais, e por isso é tão importante contar com a ajuda de um profissional que seja capacitada e qualificado pelos órgãos responsáveis.

Como contratar um Avaliador de Imóvel ?

Se você precisa de um avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 ou (17) 3021-9200 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...