Data: 05/08/2019 | Fonte: Nero Perícias
A Documentologia é a ciência que se destina a análise de documentos, com o objetivo de verificar a veracidade ou falsidade de autoria dos documentos. Mas antes de qualquer coisa, você precisa ter conhecimento da definição de documento: um escrito, carta ou diploma que transmitem uma mensagem, propagando um acontecimento ou situação.
Dentre as diversas possibilidades de documentos avaliados, a documentoscopia pode ser subdividida em:
Grafotecnica (escrita manual);
Exame de selos;
Exame de instrumentos gráficos;
Mecanografia (escrita mecânica),
Exame de suporte
Os documentos que geralmente são mais utilizados no âmbito de perícia grafotécnica são contratos, assinaturas alteradas, documentos de identificação, testamentos, recibos, etc. Confira as maneiras em que a perícia pode ser empregada:
Averiguação de falsificação ou alteração;
Reconhecimento de escrita revestido por tinta ou corretor líquido;
Abuso de folhas assinadas em branco;
Autoria de assinaturas,
Percepção de modificações
O estudo é feito através da análise do gesto único de cada indivíduo, como, por exemplo, a inclinação axial, a pressão e progressão, entre outros fatores levados em conta. Como cada escrita é exclusiva, ou seja, não pode ser reproduzida perfeitamente por outra pessoa, não existe assinatura imitada de forma 100% correta. Sempre há algumas alterações que somente um perito grafotécnico capacitado conseguirá localizar.
A Grafotecnia é uma das subdivisões que mais se destaca. Tem como propósito analisar a escrita feita à mão e a autenticidade de uma determinada assinatura. Para comprovar a veracidade de determinada assinatura, é realizado o exame grafotécnico.
No exame grafotécnico são analisadas as características genéricas, que são as peculiaridades presentes no processo de escrita que se diferenciam em cada pessoa, como:
Calibre;
Espaçamento;
Comportamento Gráfico;
Inclinação axial,
Valores angulares e curvilíneos
Também são observadas as características genéticas, classificadas como as particularidades de cada indivíduo. Isto é, que são memorizadas pelo cérebro e não podem ser imitadas por outro ser humano. Sendo elas:
Pressão;
Progressão;
Ataque
Remate,
Momento gráfico
E, por fim, os elementos da grafia que são considerados no exame são as características de cada letra:
Traços complementares (o corte do t, o pingo do i, o til e o cedilha do ç).
Dessa forma, a Documentologia é um estudo de extrema relevância e é indispensável que seja realizado por profissionais responsáveis, imparciais e aptos a efetuar o laudo pericial.
Contrate um perito grafotécnico
Se você precisa periciar um documento ou assinatura, a Nero Perícias possui uma equipe capacitada de peritos grafotécnicos competentes e credenciados ao COPENJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) e realiza os laudos periciais grafotécnicos de acordo com a norma da ABNT.
Entre em contato hoje mesmo e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (17) 3021-9200 se você estiver no interior..