Data: 16/11/2016 | Fonte: Nero Perícias
Perícia Grafotécnica, ou grafotecnia, é a ciência que tem como principal objetivo verificar se um manuscrito é autêntico, ou uma falsificação. Entenda por manuscrito todos os documentos, ou parte deles, que foram escritos à mão (incluindo assinatura).
Portanto, quando falamos em perícia grafotécnica estamos falando da ciência que estuda a forma de identificar a autenticidade ou falsidade de um dado documento, texto, ou assinatura, com o objetivo de auxiliar a justiça no desvendamento de dúvidas quanto à autenticidade de documentos que servem de prova para o caso.
Perícia grafotécnica: Onde conseguir?
Para conseguir uma perícia grafotécnica você precisa contratar um profissional qualificado, responsável por esse tipo de perícia, designado de perito grafotécnico. Esse profissional deverá ter conhecimentos profundos de documentoscopia, assim como deverá agir de forma ética e imparcial em todos os casos apresentados.
Por isso mesmo, o perito grafotécnico deverá possuir uma elevada especialização, de forma a que o seu laudo pericial seja claro e objetivo, sem margem para constatações ou dúvidas.
Perícia grafotécnica: Para que é usada?
Recorremos à perícia grafotécnica em diversas situações, sendo as mais comuns as seguintes:
Verificar a autoria de assinaturas, documentos, textos (mesmo que anônimos)
Identificar o tipo de adulteração ou falsificação
Detectar alterações a documentos (raspagem, substituição, emenda, supressão, entre outros)
Recuperar o escrito de um documento que tenha sido raspado, queimado, lavado, entre outros
Identificar um texto coberto por líquido corretor ou tinta
Identificar um disfarce, ou uma auto-falsificação
Identificar se um dado texto foi escrito por coação, efeitos de drogas, ou doença
Identificar se um descrito foi feito por mão guiada
Identificar o abuso de folha assinada em branco
Identificar a autoria de assinaturas e documentos
Substituir folhas encadernadas
Determinar a data de produção de um documento, ou texto
Revelar a escrita feita com tinta invisível
Como é feita ?
Todos os documentos enviados para perícia grafotécnica passam por um exame aprofundado, o qual segue normas específicas. Assim, são analisados os particulares técnicos, especificações, registros gráficos, suportes, tintas, alterações, condições físicas do documento (como queimaduras, dobras, amassamentos, enrugamentos, recobrimentos, entre outros), entre outros, de forma a conseguir obter um laudo pericial objetivo.
Os documentos provenientes de cópias têm registros gráficos de impressões, assim como grafismos, que possibilitam a determinação com segurança a fonte de impressão.
Nas confrontações grafoscópicas, utilizam-se exames comparativos dos grafismos, os quais deverão ter em conta vários aspectos, sendo eles:
Calibre (dimensão)
Espaçamentos gráficos (distâncias)
Comportamentos gráficos (direções e distâncias em relação à linha)
Proporcionalidade gráfica (relação dimensional entre partes)
Segmentos angulares (ângulo na formação das letras)
Segmentos curvilíneos (curvas nas letras)
Inclinação axial (eixos)
Inclinação da escrita (inclinação dos caracteres)
Se procura uma perícia grafotécnica a NERO Perícias é a empresa que está procurando. Nós temos uma equipe de peritos grafotécnicos altamente profissionais e capazes, que farão o exame grafotécnico com todo o cuidado e ética que exige.
Contate já através dos telefones (17) 3021-9200 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver no interior, ou envie-nos uma mensagem através do formulário de contato presente no nosso site pedindo um orçamento sem compromisso.