Perito Criminal: o que é, qual função e como se tornar um.

O que é perito criminal ?

O perito criminal é um profissional responsável por realizar análises técnicas e científicas em cenas de crimes ou locais relacionados a investigações criminais.

perito criminal

O perito criminal também é chamado de Perito Oficial, porque ele ocupa um cargo público em uma Instituição Oficial do Estado, geralmente vinculada à polícia científica ou ao instituto de criminalística.

É importante frisar que o Perito Oficial não age de ofício (ou seja, não age por conta própria), ele precisa ser formalmente requisitado por uma autoridade competente, que pode ser o:

  • Delegado - se estiver na fase de investigação (inquérito policial)
  • Ministério Público ou pela Defensoria do Réu se estiver na fase judicial. Neste caso a solicitação é feita ao juiz e, este, autorizando, solicita a perícia oficial)

Qual a função do perito criminal ?

A função do perito criminal (ou perito oficial) é fornecer provas técnicas imparciais e cientificamente fundamentadas para que as autoridades possam tomar decisões judiciais justas e baseadas em fatos concretos.

Seu trabalho envolve identificar, coletar, preservar e interpretar vestígios materiais que possam ser utilizados como provas no esclarecimento de delitos.

Segundo o último Edital do Concurso de Peritos da Polícia Federal, são atribuições do Cargo: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas

Veja mais detalhes lendo este artigo: O que faz um Perito Criminal

Onde trabalha o perito criminal ?

Contrate um Perito da Nero Perícias

O perito criminal (ou oficial) estadual trabalha, na maior parte do tempo, dentro do órgão oficial de perícia de seu Estado.

Todos os estados têm seu órgão de perícia oficial. Em alguns estados eles ainda são vinculados às polícias civis, mas na maior parte dos estados já são órgãos independentes, chamados de polícia científica (alguns são chamados de polícia técnico-científica, instituto geral de perícia ou departamento de polícia técnica, mas a tendência é que em breve todos sejam padronizados com a denominação de polícia científica).

Há também o Perito Criminal Federal, que é o perito criminal que atua no âmbito federal (crimes federais), ou seja, realizando análises técnicas e científicas em cenas de crimes ou locais relacionados a investigações criminais federais.

Neste caso, este perito criminal federal trabalha em um dos 51 órgãos de Criminalística da Polícia Federal, sendo o Instituto Nacional de Criminalística (INC) o órgão central, situado em Brasília (DF) e ligado à Diretoria Técnico-Científica.

Quem pode ser perito criminal ?

Qualquer pessoa que possua curso superior nas áreas de Biologia, Química, Engenharia, Medicina ou Farmácia pode fazer o concurso público para perito e se torna um perito criminal.

O treinamento de como exercer a função é dado a academia de polícia, depois de aprovado no concurso público.

Que curso tem que fazer para ser perito criminal?

Para ser perito criminal é necessário fazer um curso de graduação ou tecnológico e uma pós-graduação, preferencialmente, na área de ciências forenses.

Qual é o salário de perito criminal?

O rendimento médio de um perito criminal no Brasil é de aproximadamente R$ 19.572,78. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina são os que oferecem as remunerações mais altas para essa profissão e destacam-se no cenário nacional.

O que cai na prova de perito criminal?

A prova de perito criminal pode variar dependendo do edital do concurso e do estado ou órgão responsável pela seleção.

No entanto, geralmente, ela aborda conteúdos relacionados às áreas específicas da atuação do perito criminal e conhecimentos gerais.

Aqui está um resumo das principais áreas que costumam ser cobradas:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, gramática, ortografia, concordância e regência.
  • Raciocínio Lógico/Matemática: Questões relacionadas a lógica formal, sequências, análise combinatória, probabilidade e álgebra.
  • Noções de Informática: Conceitos básicos de hardware, software, sistemas operacionais (Windows, Linux), internet, ferramentas de produtividade (Excel, Word), segurança da informação e redes de computadores.

Legislação e Conhecimentos Jurídicos

  • Direito Penal: Principais conceitos, crimes contra a vida, patrimônio, administração pública, entre outros.
  • Direito Processual Penal: Etapas do processo penal, inquérito policial, provas e perícias.
  • Direitos Humanos: Tratados internacionais, direitos e garantias fundamentais.
  • Legislação Específica: Normas relacionadas à perícia criminal e à atividade policial (Lei nº 12.030/2009, por exemplo).

Curso Gratuito de Perito Grafotecnico

Conhecimentos Específicos (variáveis por área)

O conteúdo específico depende da área de formação exigida para o cargo, como por exemplo:

  • Química/Biologia: Estruturas moleculares, reações químicas, genética, bioquímica e toxicologia.
  • Engenharia: Resistência de materiais, estruturas, eletricidade, termodinâmica e mecânica.
  • Física: Mecânica, eletricidade, ondas, termodinâmica e óptica.
  • Medicina: Anatomia, fisiologia, patologia e toxicologia.
  • Computação: Programação, redes, segurança digital e análise de sistemas.
  • Documentoscopia e Grafotecnia: Análise de documentos e assinaturas.

Criminalística e Perícia:

  • Métodos e técnicas de investigação criminal.
  • Procedimentos para coleta, preservação e análise de vestígios.
  • Tipos de perícia, como balística, genética, química e ambiental

Atualidades e Conhecimentos Gerais

  • Temas relevantes para a sociedade, segurança pública e avanços tecnológicos relacionados à área de perícia.

Como trabalhar como perito na área criminal sem fazer concurso público ?

Se você se interessou em trabalhar na área criminal, mas não tem curso superior saiba que existe uma forma de atuar como perito nesta área mesmo sem cumprir este requisito.

Eu me refiro a trabalhar como Perito Grafotécnico, uma das profissões de maior demanda e que rende muito dinheiro.

O perito grafotécnico é o especialista em escritas manuais. Sua principal tarefa é determinar a autoria de textos e assinaturas.

E o melhor: para ser um perito grafotécnico basta fazer um curso de grafotécnica, que é ministrado no modelo “livre” e pela internet mesmo.

Clique aqui para saber mais.

Se preferir tirar dúvidas direto com um consultor, clique aqui.