Avaliação de imóveis tarefa para experts

Data: 02/10/2017 | Fonte: Nero Perícias

O preço... Esse é um dado que jamais deixará de oscilar no mercado imobiliário. Por isso são tão comuns as dúvidas e questionamentos acerca dos valores praticados nessa ou naquela região.

Há muitas regiões, por exemplo, em que os preços não estão de acordo com a situação do imóvel ou com o perfil socioeconômico da localidade. Por isso a avaliação de imóveis é um processo importantíssimo! Dentro do setor imobiliário, uma avaliação precisa e eficaz é que determinará o valor de mercado desses bens selecionados, sejam casas, apartamentos ou terrenos.

E a figura responsável por esse trabalho é o perito avaliador de imóveis. Ele é quem produzirá o chamado "Parecer Técnico de Avalição Mercadológica", mais conhecido como "Laudo de Avaliação".

Avaliação de imóveis tarefa para experts

Por meio desse documento, é possível definir com segurança, ética e assertividade os valores de compra, venda e/ou aluguel dos imóveis.

A importância do trabalho de um perito

Somente um perito avaliador de imóveis possui os conhecimentos técnicos necessários para atuar tanto junto ao mercado imobiliário quanto na área da Justiça. Seu trabalho envolve pesquisa e estudos abrangentes para a elaboração do "Laudo de Avaliação" relativo ao imóvel sob análise.

Esse laudo é utilizado regularmente pelo mercado. Os bancos (e também setores da Justiça) costumam fazer uso desse parecer antes concederem crédito, linhas de financiamento, oferta de seguros, etc. O documento também serve para o levantamento patrimonial de empresas e órgãos públicos.

Então, é por meio do "Laudo de Avaliação" que as instituições financeiras estimam o montante a ser concedido a quem planeja financiar um imóvel. Muitas vezes a avaliação pericial termina por reunir dados que dão margem a valores inferiores aos sugeridos pelos responsáveis diretos pela venda.

E para chegar a esses resultados e estabelecer com precisão e justiça o preço de mercado do imóvel, o perito avaliador adota uma metodologia técnica exclusiva. Uma das diretrizes utilizadas é a Norma Brasileira Regulamentadora 14.653-1 (NBR), da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece referências e indicadores para a precificação dos imóveis.

Junto a essa metodologia, aí sim, são acrescidos aqueles dados preliminares, como tamanho, localização, nível de acabamento e documentação.

O perito tem ainda a autoridade para solicitar, uma vez que seja necessário, um reexame de pareceres emitidos em processos de avaliação anteriores.

Exija um profissional qualificado!

Para que seja considerado um perito, como a palavra mesmo já indica, é preciso que ele possua ampla experiência e conhecimento sobre o mercado imobiliário.

Podem ser considerados "experts" no assunto aqueles corretores ou profissionais formados em Gestão Imobiliária ou Transações Imobiliárias.

Além das avaliações particulares, um perito poderá atuar, ainda, em outros segmentos, tais como: vistorias judiciais em processos de desapropriação, demarcação, usucapião, manutenção ou reintegração de posse, entre outros setores.

Para exercer essa atividade, é preciso ser credenciado ao CRECI, ao CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e ao COFECI (Conselho Federal de Corretores Imobiliários).

E, acima de tudo, são traços indispensáveis de um perito avaliador de imóveis a honra e a ética.

Se você precisa de um perito avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600.

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Estas informações foram úteis? Compartilhe e leia outros posts no blog!


Mais notícias...