perito judicial

Um perito judicial atua em várias vertentes, estando incluída a área de documentoscopia, ou a avaliação de imóveis. No entanto, independentemente da área de atuação, um perito judicial é o profissional capaz de declarar em tribunal, possuidor de conhecimentos técnicos em determinada área, que lhe permite tecer opiniões sobre a resolução de um juízo.

Os peritos judiciais têm um conhecimento técnico profundo dentro da área que pretendem atuar (como os casos referidos no início), e todos eles têm um curso superior que lhes garanta o conhecimento necessário. Eles têm de estar, obrigatoriamente, filiados ao Conselho Regional da categoria.

A sua atuação é prevista nas varas da Justiça Federal, Estadual e do Trabalho, e ele entra em ação sempre que uma perícia judicial for solicitada (pelas partes ou pelo juízo). Essa perícia tem como objetivo levar provas materiais e científicas até os autos, de forma a provar a veracidade dos fatos, como o caso de avaliação de veracidade documental.

Essas provas são conseguidas através de uma grande diversidade de procedimentos, como vistorias, investigações, arbitramento, exames, indagação, mensuração, certificação, e avaliações.

Portanto, o especialista, após a análise das provas recolhidas, emite, de forma clara e objetiva, o seu laudo pericial.

Esse laudo é um documento técnico que visa estabelecer uma certeza a respeito de determinado fato e seus efeitos, escrito pelo próprio perito judicial.

perito judicial

Portanto, resumindo, um perito judicial age como um auxiliar da justiça, imparcial e honesto, buscando a verdade dos fatos. Ele deve ser um profissional com boa reputação, e deve ainda manter-se dentre da sua área de especialidade, restringindo a sua análise aos aspectos técnicos.

Além do perito judicial, existem ainda os peritos assistentes (ou assistentes técnicos), os quais fazem uma perícia extrajudicial. Este acompanha o desenrolar das provas periciais, apresentando sugestões, ou até criticando o laudo do perito judicial.

Precisando de perito judicial na área de documentoscopia (perícia grafotécnica ou perícia em falsidade documental) ou avaliação de imóveis para formulação de laudo técnico e quesitos?

A NERO Perícias possui uma equipe de peritos altamente capacitados para atuar tanto em perícia judicial (perito judicial) quanto em perícia extrajudicial (perito assistente ou assistente técnico).

A NERO Perícias realiza perícia em todo o Brasil.

Solicite um Orçamento

Para solicitar um orçamento, sem compromisso, escolha entre:

por WhatsApp

por WhatsApp

(11) 98366-6518 - capital

(17) 99712-6600 - interior

Adicione um dos números acima e solicite o orçamento. O Atendimento é 24 horas por dia!

por Telefone

por Telefone

(11) 2829-8767 - capital

(17) 3021-9200 - interior

Ligue para os números acima. O horário de atendimento é de Segunda à Sexta, das 8:00 às 18:00 h.

por E-mail

por E-mail

contato@neropericias.com.br

Envie uma mensagem para o e-mail acima ou clique aqui para preencher um formulário.