Tire todas suas duvidas sobre avaliador de imóveis

Data: 15/05/2018 | Fonte: Nero Perícias

O mercado imobiliário está cada vez mais em alta e consequentemente a profissão de avaliador também. Por isso, se você deseja se tornar um, tire todas suas duvidas sobre avaliador de imóveis.

Este especialista terá um grande leque de atuação, pois o perito imobiliário é utilizado para várias finalidades, sejam elas garantias bancárias, inventários e partilhas, desapropriação, indenização, regulação imobiliária e muitos outros.

Porém, é necessário que você tenha capacitação para realizar essa função, muita seriedade e competência.

A função do avaliador de imóveis é determinar um valor de um bem e isso deve ser feito de forma correta para não comprometer uma possível negociação do mesmo.

Quem pode ser avaliador de imóveis?

De modo geral, a avaliação é uma das atribuições do corretor de imóvel, mas ele deve ser capacitado para essa função. Isso é feito através de cursos de especialização.

Existem várias instituições que disponibilizam esse curso de forma presencial ou a distancia, com duração e preço variando de acordo com cada instituição. Ela deve ser aprovada Conselho Federal de Corretores de imóveis (COFECI).

Tire todas suas duvidas sobre avaliador de imóveis

O profissional precisa ser qualificado, pois uma avaliação mal feita pode prejudicar demais um negócio.

Para você fazer esse curso é necessário que tenha o registro no conselho regional dos corretores de imóveis (CRECI) ou diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de técnico em transações imobiliárias.

O que fazer depois que concluí o curso?

Depois que você tiver o certificado em mãos, você deverá dar entrada no seu registro do CNAI - Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis - que é mantido pelo COFECI.

Com o registro você já poderá atuar como avaliador de imóveis, realizando as avaliações e emitindo os laudos de avaliação.

O que um avaliador de imóveis faz?

Esse especialista vai até a localização do imóvel e avalia todos os detalhes para que seja estabelecido um valor a ele. Esse valor será determinado de acordo com seu estado de conservação, padrão construtivo e idade aparente e também por meio de comparações de outros imóveis na mesma região e com características semelhantes.

Depois que a avaliação é feita é hora de emitir um laudo contendo o valor dado ao imóvel e as justificativas que o fizeram chegar a essa conclusão.

Onde esse especialista pode atuar?

O avaliador de imóveis pode atuar para empresas de avaliação de imóveis, para clientes particulares ou até mesmo prestar serviços para fóruns, prefeituras e secretarias através de licitações.

A avaliação de imóveis pode ser utilizada para inúmeras finalidades como: planejamento tributário, reavaliação do ativo imobiliário, determinação dos valores para seguro, análise de carteira de portfólios imobiliários, determinação para valor locativo do imóvel, atualização patrimonial e muitos outros.

O perito avaliador de imóvel será o responsável por comprovar as condições do patrimônio antes da venda, locação ou aquisição.

Este profissional também pode atuar na realização de estudos de mercado, mostrando quais os tipos de imóveis e regiões são os mais valorizados.

Essa é uma excelente profissão, mas que demanda muito conhecimento técnico e dedicação.

Se você precisa de um avaliador de imóveis, entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciados junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.

Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso: ligue (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518 se você estiver no interior..

A NERO Perícias faz avaliação de imóveis em todo o Brasil.

Gostou desse post? Compartilhe e leia outros artigos no blog!


Mais notícias...