Data: 16/03/2016 | Fonte: Nero Perícias
A avaliação de terrenos urbanos difere da avaliação de outros tipos de imóveis como apartamentos, por exemplo. Isto porque são vários os fatores que podem valorizar ou desvalorizar este imóvel.
O primeiro a ser considerado é a testada ou medida de frente do terreno. É muito comum encontrarmos terrenos com gente menor ou maior do que a medida padrão do bairro em que se encontra.
Em geral, se o terreno apresentar uma frente menor, ele deverá ser desvalorizado e, o inverso também deve ser verdadeiro. No entanto há índices a serem aplicados (que podem variar de -19% a +19%) para esta correção de valor, que devem seguidos por orientação da norma da ABNT 14.653-2.
Outro fator a ser considerado é a profundidade do lote. Se Profundidade é menor que a mínima recomendada então devemos aplicar a formula de Medeiros-Azambuja para determinar o fator de profundidade. Já se a profundidade for maior a fórmula a ser aplicada é a de Harper-Berrini.
Um terceiro fator a ser considerado na determinação do valor deste imóvel é o fator esquina ou múltiplas frentes. Para se ter uma idéia, os terrenos de esquina podem chegar a valer até 25% mais do que um outro de meio de quadra. É claro que este fator depende da classificação deste lote, ou seja, se ele é comercial e em via de alta densidade populacional, se e residencial, etc. Há também os lotes que possuem frente para mais de uma rua e não são de esquina. A Norma da ABNT também prevê correção de valor para estes imóveis.
Outro fator também importante a ser considerado na avaliação é o fator aclive e declive. Terrenos planos em geral são bem mais valorizados do que os em aclive ou declive. Neste caso a valorização de valor pode chegar a 30%.
Também o fator desnível deve ser considerado. A Norma prevê variação de até 20% nos valores dos lotes apenas levando em consideração este fator.
A consistência do terreno também está previsto como fator de homogeneização dos dados nas avaliações imobiliárias. Terrenos brejosos valem em média 40% menos, os alagadiços 30% e os inundáveis 50% em média.
Há outros fatores a ser considerados como terreno encravado que se comunica com a via pública através de servidão de passagem, terreno de fundo, de vila, etc.
Quanto custa ?
É comum o proprietário querer saber como avaliar um terreno, no entanto se deseja obter a avaliação mais precisa possível é fundamental contratar um perito avaliador.
Se for este seu caso entre em contato com a NERO Perícias. Ela possui uma equipe de peritos avaliadores de imóveis credenciado junto ao CNAI (Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários) e ao CONPEJ (Conselho Nacional de Peritos Judiciais) aptos a atuar tanto na esfera judicial como extra-judicial.
Entre em contato hoje mesmo com a Nero Perícias e solicite um orçamento sem compromisso.
Basta ligar para (17) 3021-9200 ou (11) 93140-1000 se você estiver na Capital e (11) 2829-8767 ou (11) 93140-1000 se você estiver no interior.
A NERO Perícias faz avaliação imobiliária em todo o Brasil.