Data: 01/02/2021 | Fonte: Nero Perícias
Quem procura por financiamento bancário, principalmente pela CEF, já sabe que o imóvel passará por um Laudo de Avaliação para financiamento imobiliário. Você sabe como é feita esta avaliação, quem faz e qual o objetivo?
Quem sonha com a casa própria e precisa utilizar recursos financeiros bancários, em geral, sabe que para a obtenção destes recursos serão necessários alguns documentos, do atual e do futuro proprietário bem como um laudo de análise imobiliária do bem em questão.
Fato é que nem todos sabem ou entendem a amplitude técnica deste laudo, muito menos quem os realiza e em quais condições. Algumas pessoas até acreditam que a Caixa Econômica Federal, por exemplo, é muito burocrática e exigente, quanto a laudos e outros documentos.
No entanto, estes são necessários para garantir o financiamento, atestando por exemplo o real valor do imóvel, suas condições estruturais e todos os demais documentos.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona esta avaliação de imóvel para o financiamento Caixa, quem faz esta avaliação e o que exatamente é avaliado. Acompanhe.
O que é um laudo de avaliação de imóvel?
Antes mesmo de entender o que é este laudo, é preciso ficar claro o que significa uma “avaliação do imóvel”. Esta avalição é embasada em critérios técnicos, realizada por peritos imobiliários devidamente credenciados e capacitados para realiza-la.
Inicialmente, visa identificar o valor de mercado de um imóvel, mas tem também outras tantas destinações legais, quando se exigido o respectivo laudo.
Quando falamos de valor de mercado não estamos nos referindo aos custos da construção ou de melhorias realizadas no imóvel. E esta avaliação pode ser requerida para diversos tipos de imóveis como casas, apartamentos, terrenos, prédios comerciais/industriais, entre outros.
O que é uma avaliação de imóvel?
Quer dizer que se o proprietário realizar melhorias no imóvel estas não serão consideradas em uma avaliação técnica? Não exatamente. O avaliador, resumidamente falando, vai considerar, entre outros pontos técnicos, os seguintes itens:
O tamanho e o formato do terreno;
Qual o padrão de acabamento que o imóvel possui;
Qual o estado de conservação geral do imóvel;
Sua localização em relação ao resto da cidade (o entorno do contexto urbano);
Se a documentação do imóvel está em dia;
Se a rua é asfaltada, se há saneamento, se possui iluminação pública, se há comércio e transporte próximos, etc.
Como é feita esta avaliação?
Existem alguns métodos de avaliação de imóveis que consideram principalmente a destinação do laudo pericial técnico que será emitido. No caso de um financiamento para a Caixa (e para a maioria das instituições bancárias também), o método utilizado é o MCDDM – Método Comparativo Direto de Dados de Mercado.
Este método consiste, basicamente, em uma comparação de valor de mercado do imóvel que vai ser financiado e que está sendo avaliado, em relação a outros imóveis que lhe sejam semelhantes.
Claro que existem outros pontos técnicos que serão considerados e avaliados no momento em que o perito visita o imóvel.
Quem faz a avaliação de imóvel?
Estas avaliações devem ser realizadas por peritos técnicos avaliadores credenciados ao CNAI - Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários e devem seguir rigorosamente as normas regidas pela ABNT.
Como produto final desta avaliação de imóveis, o perito avaliador irá emitir o chamado PTAM (parecer técnico de avaliação mercadológica) ou laudo de avaliação final.
Este Laudo tem abrangência jurídica e pode ser utilizado em diversas situações, como:
Disputas judiciais;
Inventários e partilhas;
Fusão e cisão de empresas;
Valor de compra e venda do imóvel;
Assistência técnica a advogados em perícias judiciais e extrajudiciais;
Contra laudos judiciais, etc.
Porque a Caixa exige um laudo de avaliação de imóvel?
Para se determinar o valor de um imóvel, o proprietário muitas vezes vai levar em consideração um valor sentimental que tem pelo bem (pode ter recebido de herança, por exemplo), ou mesmo adquiriu este imóvel por um preço superestimado e quer tê-lo de volta.
Um corretor de imóveis vai levar em consideração os valores cobrados por imóveis parecidos na região, o que não está de todo errado, mas este pode, muitas vezes, não considerar, por exemplo, melhorias estruturais que outros imóveis da região não têm.
Seja como for, o banco (a Caixa, no caso) não vai considerar nenhum dos dois valores. O valor referencial que levará em consideração será o do laudo técnico emitido.
Isto quer dizer que, legalmente falando, a opinião de qualquer pessoa não vale nada neste momento, em relação a um laudo de avaliação de imóvel elaborado por um profissional devidamente habilitado.
Então, quer dizer que o valor pretendido na venda pode ser menor? Nem sempre. Dependendo da situação, ele pode ser até maior.
Conclusivamente, para que este financiamento imobiliário junto à Caixa tenha seus efeitos legais garantidos, a mesma exige a apresentação deste laudo técnico de avaliação de imóvel.
Qual empresa procurar para a avaliação de imóveis?
Existem muitas empresas que fazem este serviço. No entanto, é preciso trabalhar sempre com quem lhe transmite confiança, que tenha experiência neste mercado e que conte com profissionais devidamente capacitados, o que irá lhe dar total tranquilidade na hora de negociar seu imóvel.
Uma das empresas que pode lhe oferecer tudo isto é, sem dúvida alguma, a Nero Perícias. Com atuação em todo o estado de São Paulo, fornece Laudos de Avaliação Mercadológica emitidos por peritos imobiliários altamente capacitados, garantindo esta sua tranquilidade quanto à legalidade e confiabilidade do documento.
Se você está precisando de uma avaliação de imóveis, conte com o profissionalismo e pontualidade da Nero Perícias.
Entre em contato AGORA mesmo através do link abaixo ou enviando uma mensagem pelo WhatsApp para solicitar um orçamento sem compromisso.