Fonte: Nero Perícias

Para quem já está habituado com o universo das perícias é bem capaz de saber que Grafoscopia é a parte da Documentoscopia que estuda a autenticidade ou autoria de escritas manuscritas (ou cursivas).
Segundo conta na obra “Documentoscopia - Aspectos científicos, Técnicos e Jurídicos” de Erick Simões da Camara e Silva e Samuel Feuerhamel:
“ … A grafoscopia é uma área que se reveste de grande importância na Documentoscopia e pode ser considerada a área mais requisitada. A análise dos escritos e a possibilidade de afirmar que foram produzidos por determinado indivíduo são utilizados para condenar pessoas, inclusive à morte; para desmascarar fraudes na produção de testamentos, cheques, etc.; bem como para trazer prova de que um suspeito não foi o responsável pelo crime cometido.…”
Certo, que a grafoscopia é ciência responsável por analisar escritas cursivas já está entendido, mas e quanto a grafoscopia digital, o que é, para que serve ?
O que é Grafoscopia Digital ?

A grafoscopia digital é a ciência que estuda e analisa escritas manuscritas capturadas em meios eletrônicos como tabletes e smartphones com instrumentos escritores digitais ou mesmo com o próprio dedo do autor, com o objetivo de determinar a sua autenticidade e/ou autoria.
Como a Grafoscopia Digital é aplicada ?
A grafo digital é aplicada com o auxílio de softwares e ferramentas especializadas, capazes de calcular a velocidade, pressão, inclinação axial, espaçamentos e outros elementos que são analisados nas escritas para se chegar a uma conclusão pericial.
É possível analisar uma assinatura digitalizada com a Grafoscopia Digital ?
Esta é uma dúvida muito comum entre os iniciantes na perícia digital e, antes de responder, é importante esclarecer que assinatura digitalizada e assinatura digital não são a mesma coisa.
A assinatura digitalizada é aquela que foi produzida em um meio analógico e que passou por um processo de digitalização. Como exemplo podemos citar uma assinatura feita com caneta esferográfica em papel (contrato, cheque, etc) que foi digitalizada com o auxílio de um scanner.
Pois bem, este tipo de assinatura (a digitalizada) não pode ser analisada com o auxílio da grafoscopia digital, pois toda a gênese da produção da escrita ficou no meio físico (no papel, no caso) que, ao ser digitalizado, não é transferida para o meio digital.
Para se ter a gênese gráfica do autor no meio digital, e então poder usar a grafoscopia digital nas análises, é preciso que a escrita tenha sido produzida diretamente no meio digital, através de tablets e smartphones como já comentado.
Ah, outra coisa que é preciso deixar claro é que nem toda assinatura digital (me refiro agora à assinatura digital, que é produzida já no meio digital) pode ser analisada com o auxílio da grafoscopia digital: apenas aquelas produzidas em telas de tablets e smartphones com instrumento escrevente digital e/ou dedo do autor.
Isto porque a grafoscopia digital é prima da Grafoscopia tradicional, ou seja, ela faz as mesmas análises grafoscópicas só que em assinaturas produzidas no meio digital.
Certo, e como periciar os outros tipos de Assinaturas Digitais ? É o que vamos ver no próximo tópico, continue lendo!
Como periciar outros tipos de Assinaturas Digitais
Antes de prosseguirmos é preciso fazer uma correção: apesar de muitos autores chamarem de “assinatura digital” a assinatura produzida com instrumento escritor digital e/ou dedo do autor em tablets e smartphones, esta nomenclatura está errada: este tipo de assinatura é, na realidade, uma assinatura eletrônica manuscrita e não uma assinatura digital (a propósito, se quer entender a diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital clique aqui para ler um artigo que preparamos).
A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica chamada de “assinatura eletrônica avançada” que utiliza certificado digital, nos termos do § 1º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.
OK, mas como periciar este tipo de assinatura ?
A perícia em assinatura digital (e também a eletrônica não manuscrita) é feita com a análise de metadados e com aplicação de ferramentas específicas, por um perito em assinatura eletrônica.
Aprenda a fazer Perícia em Assinatura Eletrônica
Que tal aprender a fazer perícia em assinaturas eletrônicas e digitais e ganhar um renda extra como perito, trabalhando de casa e de acordo com sua disponibilidade ?
A profissão de perito, além de muito rentável, proporciona flexibilidade, satisfação e é muito simples de se capacitar.
Conheça hoje mesmo o curso de perícia eletrônica que a Nero oferece, clicando aqui.
Onde contratar um Perito em Assinatura Eletrônica ?
Se você precisa contratar um perito em assinatura eletrônica ou digital conte com a Nero Perícias.
A Nero possui uma equipe altamente especializada em assinaturas eletrônicas e digitais.
A Nero faz perícia em assinatura eletrônica em todo o Brasil.
Solicite hoje mesmo um orçamento sem compromisso clicando no botão abaixo.



